segunda-feira, 13 de agosto de 2012

1300 Taberna

De acordo com a Wikipedia, o conceito de taberna consiste e passo a citar, "Em Portugal (onde eram muitas vezes designadas pejorativamente como tascas), a par dos cafés e das casas de pasto, as tabernas vingaram até aos anos 1980 do século XX, tanto nas áreas rurais, onde eram o centro por excelência da vida social das pequenas localidades, como nas urbanas." Lamento, mas a definição de taberna para Portugal, no meu entendimento, está incompleta. É verdade que já provei grandes refeições em tascas humildes, mas, também sei que nestes mesmos espaços, quando tinha os meus 14-15 anos (para não dizer menos), se pedisse uma cerveja, ou, dois dedos de aguardente para acompanhar os demais clientes, ninguém me dizia nada e punham-me o copo à frente... Hoje em dia, o conceito de taberna foi reinventado, sendo mais um espaço onde se podem experimentar excelentes petiscos, ou, refeições completas, num ambiente normalmente mais descontraído e em que pela decoração, se nota uma certa nostalgia por outros tempos. Tive esta percepção quando conheci a Taberna Tosca, nesta experiência que agora partilho e noutras que irão ser partilhadas no do chefe ao chef.  

Como o título indica, a experiência que agora partilho foi vivida no 1300 Taberna, um restaurante situado na Lx Factory, um autêntico viveiro experimental da gastronomia lisboeta. Como não poderia deixar de ser, o espaço do 1300 Taberna foi provavelmente uma fábrica, daquelas que funcionaram em pleno nos finais do século XIX, até meados do séc. XX, quando o país de forma incipiente tentou fazer a sua Revolução Industrial. Actualmente, o 1300 Taberna é um open space muito amplo, com vista para a cozinha e cuja decoração recorre, talvez, a peças de casas da antiga burguesia lisboeta. Existem pormenores interessantes, como os candelabros, ou, os relógios antigos (alguns pareceram-me de antigas estações de comboio/fábricas) fixos à parede. Sendo um espaço muito bem iluminado ao centro, nas mesas mais ao fundo pode ter-se pouca luz, que foi o que se verificou comigo, o que criou alguma dificuldade ao ler a ementa.

(ver imagem aqui)

Quanto ao serviço, acho que este é certamente o "Calcanhar de Aquiles" deste restaurante. Não correu de forma brilhante e em conversas com outras pessoas que já foram ao 1300 Taberna, também se verificaram aspectos a melhorar. Aquando da minha visita, numa sexta-feira à noite, o restaurante estava cheio, o que pode ter originado alguma demora na entrega dos pedidos. Porém, não é normal que, numa casa que se posiciona para uma clientela urbana cada vez mais exigente, os pratos das entradas não tenham sido retirados da mesa quando estavam a ser servidos os pratos principais. Enfim, um pequeno embaraço para quem servia, prontamente ultrapassado. Com esta situação posso eu bem, contudo, quando pedimos uma garrafa de água, deviam-nos ter questionado se queríamos a água da casa (que eu acredito ser filtrada), ou, engarrafada. Já foram partilhadas duas experiências distintas acerca deste tema, sendo que num caso, cobrou-se "couro e cabelo" e noutro a água foi de graça (ou um preço simbólico, já não me recordo). Neste caso, verificou-se uma situação intermédia a tender para o caro. Por motivos ambientais e até qualitativos, sou perfeitamente a favor da disponibilização de água canalizada (filtrada) e até a que se cobre um preço por ela, mas, por favor, tenham em atenção os preços que cobram e quando os clientes pedem uma água, pelo menos, perguntem de que tipo é, se da casa, ou de garrafa.

Last but not least, a refeição. Definitivamente não é o ponto forte do 1300 Taberna... É antes o momento em que o restaurante nos deixa literalmente K.O.! Como couvert, um conjunto de manteigas e pães home made, surpreendentemente bons. Para entrada, uma Tábua de Enchidos e Queijos soberbamente servida, quer em quantidade, quer em qualidade. Os enchidos são de uma qualidade superior aos queijos (apesar dos disponíveis serem bons) e muito variados, porém, destaco três: o presunto, o salpicão e a alheira. Os dois primeiros tinham um óptimo sabor, além de terem um corte fino, perfeito para este tipo de refeição. A alheira, não sendo um enchido que aprecie em particular, estava muito boa, com um sabor suave e sem ser demasiado gordurosa. Presentes ainda nesta tábua, estavam um doce de abóbora muito agradável e uma uvas cortadas e descaroçadas que refrescavam o palato. Alerto apenas para o seguinte, a quantidade servida não é para duas pessoas, é à vontade para três, ou até quatro pessoas. Os pratos principais foram um Prego de Carne Mirandesa e um Arroz de Pato. A minha Posta Mirandesa estava óptima, muitíssimo mal passada, como eu pedi e gosto, destacando-se nos acompanhamentos uma batata doce muito bem confeccionada. O outro prato principal foi um Arroz de Pato, sobre o qual não me pronuncio muito, pois apenas "roubei" um bocadinho. Quem o comeu adorou, quanto a mim, pareceu-me bom, porém, o prato incluía um molho agridoce que a mim em particular não me agradou. Ambos os pratos foram muito bem servidos. Por fim, para acompanhar a refeição, um Douro Negreiros 2008, cristalino, quente, porém, ao mesmo tempo suave.

Como nota final, o 1300 Taberna é um espaço que vale a pena conhecer e revisitar. Não sendo barato como uma taberna "à antiga", por um excelente couvert, entrada e pratos principais igualmente óptimos e muitíssimo bem servidos, mais bebidas, o preço cobrado (cerca de 30 € / pessoa) parece-me perfeitamente aceitável. À parte algumas falhas de serviço, o 1300 Taberna foi, sem dúvida, uma óptima experiência.

data da visita: 29.junho.2012
preço por pessoa: 31,50 €

1300 Taberna - Lx Factory
Rua Rodrigues Faria 103, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário